As Aventuras de Pi (Life Of Pi) – Critica


As Aventuras de Pi (Life Of Pi)

Exalando beleza e simplicidade, As Aventuras de Pi, baseado no livro de Yann Martel e dirigido por Ang Lee, convida o espectador a um mergulho à mais uma grande obra cinematográfica de 2012.

O longa conta a fantástica história do jovem indiano Pi Patel, que ficou no mar por meses na companhia do tigre de bengala que atende pelo nome de Richard Parker. Pi, sua família e vários animais do zoológico que possuíam, estavam em uma viagem rumo ao Canadá quando o navio que os transportava naufragou. A sequência do desastre marítimo é filmada com muita competência por Ang Lee, com o auxílio de efeitos especiais de primeira ele deixa a situação ainda mais aterrorizante.

A trama começa com Pi, na encarnação adulta vivido pelo ator Irrfan Khan, contando sua história surpreendente , em que é apresentada por flashback, a um escritor canadense que pretende relatar sobre o ocorrido.

 As Aventuras de Pi (Life of Pi) - Irrfan Khan

Como já sabemos de antemão que ele vai sobreviver ao naufrágio, a tensão pode diminuir em alguns momentos, mas isso está longe de atrapalhar a experiência como um todo.

O filme preza muito por sua parte técnica. O 3D convence, ainda que não seja o forte do filme. A fotografia, essa sim, é belíssima, extraordinária. Mas não é em seu apuro visual que reside a força de As Aventuras de Pi, e sim, em sua mensagem de otimismo e perseverança, representada pelo personagem principal.

Pi é um jovem que busca sua identidade e sua compreensão com o mundo. Escolhe a fé para se guiar e assim caminhar nas obscuras e nem sempre calmas águas da vida.

A relação de Pi com Richard Parker envolve respeito, medo e companheirismo. E é da convivência entre os dois, e da necessidade dela por diferentes razões, que As aventuras de Pi extrai sua matéria prima: um filme sobre sobrevivência. Do corpo físico, da organização emocional, mas principalmente do poder da fé.

Sobre o tigre, eu fiquei realmente impressionado com o grau de realismo do animal, que foi recriado digitalmente em quase todo o filme.

As Aventuras de Pi (Life Of Pi) - Richard Parker

Bastante preocupado com a conexão do espectador com o filme, Lee optou por um elenco formado basicamente por desconhecidos e chegou a trocar duas vezes o ator que faria o escritor. Na última, Rafe Spall substituiu Tobey Maguire por Lee considerá-lo “famoso demais” e temer que tal fato comprometesse o foco do filme.

Para o papel principal, Ang Lee escolheu o ator Suraj Sharma para viver Pi, que surpreendentemente segura a narrativa principal do filme praticamente sozinho, com uma bela atuação.

As Aventuras de Pi pode até pecar em certos momentos por exagero, mas isso não importa, a beleza e a mensagem que o filme no meio de tantas metáforas e simbolismos é bem maior, fala como enxergar o melhor lado de uma situação, como se transformar para não se deixar ser transformado em sua essência e que sempre existe mais de uma maneira para enxergar algo, e cabe a cada um encontrar a melhor.

Nota: 8

Anúncios

Sobre Guilherme Awesome Dude

Fanático por games, filmes séries e pelo Palmeiras, além de um bebedor de cerveja que não recusa um convite para se divertir com os amigos, desde que o líquido esteja gelado.

Publicado em 4 de janeiro de 2013, em Filmes e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Lindo filme! Recomendo também o livro.

  2. Condordo plenamente ocm a resenha! Ainda que eu não tenha conseguido assistir em 3D pq estava esgotado, a fotografia é linda! Valeu a pena assistir, recomendo fortemente! Não só pela beleza, mas pelas lições do filme tb! O simples Pi consegue seguir 3 religiões ao mesmo tempo enquanto países guerreiam por divergencias religiosas! Precisamos de mais filmes como esse!

  3. Lindo mesmo *—* Mas o livro foi plágio, então fico com o original, ‘Max e os Felinos’ =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: