Duro de Matar (Die Hard) – Crítica


Duro de Matar (Die Hard) - Wallpaper

Aproveitando a estreia de Duro de Matar – Um Bom Dia para Morrer, irei lembrar um pouco como tudo começou, comentando sobre o primeiro filme de 1988.

Numa época quando os filmes de ação estavam no auge, com o cinema brucutu, repleto de músculos, testosterona e adrenalina, Duro de Matar aparece cheio de explosões e uma ótima história, o que o faz ser considerado (pelo menos pra mim) um dos melhores filmes do gênero de todos os tempos.

O ator escolhido para o papel principal foi Bruce Willis, mas quem apostaria que o ator do seriado de comédia “A Gata e o Rato” se tornaria um ícone do gênero? Bem, o filme foi um grande sucesso, e o consagrou daí em diante.

Duro de Matar (Die Hard) - Bruce Willis

A trama se passa na véspera de natal, John McClane (Bruce Willis) chega de viagem à Los Angeles para passar as festas com a sua família, mas é surpreendido com um ataque de uma organização terrorista alemã liderada por Hans Gruber (Alan Rickman) ao edifício em que se passa, com muitos reféns, inclusive com sua esposa Holly, cabe a McClane impedir o desenrolar da ação criminosa e salvar o que sobra do Natal de todos.

O diretor John McTiernan desenvolve uma trama que faz o espectador pular da cadeira e não conseguir desgrudar os olhos das telas, com cenas de ação incríveis, algumas memoráveis (a cena final é belíssima), e uma qualidade técnica impecável.

O roteiro é muito simples e eficiente, com muitas cenas de tensão, há espaço também a um alivio cômico, principalmente envolvendo o motorista da limosine Argyle(De’voreaux White), e o jeito canastrão e as reclamações de McClane.

As atuações são um lado positivo do filme, a de Bruce Willis é mais fácil à identificação do público com seu personagem, por ele ser um exercito de um homem só, o que o torna foda. Mas pra mim a grande interpretação é de Alan Rickman (o Severo Snape de Harry Potter) que dá um show como vilão, com um sotaque alemão perfeito, a um personagem perigoso, calculista e genial.

Duro de Matar (Die Hard) - Alan Rickman

Duro de Matar foi indicado a 4 Oscar, ao melhor montagem, efeitos especiais (excelentes pra época), som e efeitos sonoros.

A franquia já vai se encaminhando para o quinto filme, mas admito que apenas assisti o 4, além desse, e pretendo ver mais em breve, devo ver o 5 esse final de semana e depois comento aqui no blog.

Duro de Matar é, sem dúvida, um dos melhores filmes de ação de todos os tempos, e um dos meus filmes favoritos. É um filme que não envelhece, não perde seu espaço e sua importância.

Nota: 9,5

AWESOME

Anúncios

Sobre Guilherme Awesome Dude

Fanático por games, filmes séries e pelo Palmeiras, além de um bebedor de cerveja que não recusa um convite para se divertir com os amigos, desde que o líquido esteja gelado.

Publicado em 27 de fevereiro de 2013, em Filmes e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Embora adore a franquia acho que o 4 foi o mais fraco , na minha opinião exageraram um pouco nas cenas de ação comp a do avião por exemplo, embora tenha gostado muito do filme. Nao vi o 5 ainda mas esta na lista. Aproveito para parabenizar mais uma vez o site, cade vêz melhor!

  2. Muito obrigado!!
    Incrível como a série conseguiu se esticar por tantos anos, com base apenas nos mesmos recursos de sempre, eu gostei desse último, mas esperava mais, até pelo nível dos outros. Eu gostei do 4, apesar de todos os exageros, achei que o filme funcionou muito bem.
    Volte sempre ao blog! ;D

  3. Cara eu gostei muito do 4 apesar dos exageros, tinha uma trama, o 5 achei um excesso de cenas de ação forçadas e com uma história bem meia boca sem falar no filho do McClane que é um ator sem graça.

    O blog ta bem bacana cara, se puder retribuir a visita!

    Abraços

    • Acho que qualquer pessoa que gosta de filmes de ação deve pelo menos se simpatizar com o 4. O 5 apesar de umas boas cenas, não consegue ter um bom ritmo e tem um roteiro fraco, não que seja um filme ruim, mas esperava mais pelo nível da franquia.

      E já visitei lá o seu site, bem massa, sucesso ae cara!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: